en

Rumo ao Morro de Castelo Branco

PRC5FAI

Tempo: 1H30m, Extensão: 4Km, Dificuldade: Fácil

Partida/Chegada - Lombega (freguesia de Castelo Branco)

 

 

O principal ponto de interesse é o Morro de Castelo Branco, promontório de traquito que alberga uma vasta comunidade raras plantas e animais.

O trilho começa por um caminho de terra batida, que desce por entre pastagens em direcção à costa. Neste caminho irá passar por uma cavidade vulcânica, a Gruta das Anelares, constituída por um tubo lávico com 35,5m de comprimento que não é possível visitar devido à dificuldade de exploração. Seguindo em frente irá chegar à zona costeira. À sua esquerda aparece o primeiro vislumbre do Morro de Castelo Branco e a ilha do Pico e à direita o Varadouro. Neste troço poderá desfrutar da tranquilidade para observar algumas aves marinhas como cagarros e garajaus. O morcego, único mamífero endémico dos Açores, poderá marcar também presença neste trilho. Depois chegará ao Morro. Não faz parte do percurso a subida ao Morro devido à perigosidade do acesso. Para regressar, é só prosseguir pela estrada asfaltada em direcção a Castelo Branco. 

Fonte: Trails Azores.Obs: aconselhamos a aquisição do Guia Interpretativo de Percursos Pedestres no Quiosque de Informação Turistica da ART no Largo do Infante na Horta)