en

Manuel de Arriaga

Primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, nasceu na cidade da Horta, no dia 8 de Julho de 1840, na travessa de S. Francisco, na então casa do Arco. Hoje designada, Casa Manuel de Arriaga, foi inaugurada em 2011, como casa museu em homenagem ao estadista e à Republica Portuguesa que comemorou nesse ano os 100 anos da sua implantação.

Oriundo de uma família aristocrata faialense, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde se revelou um aluno brilhante e um orador notável. Participante assíduo nas tertúlias filosóficas e políticas coimbrãs, aderiu ao ideário republicano, estando na origem da criação dos seus primeiros centros, em 1882.

Nesse mesmo ano, foi eleito deputado pelo círculo do Funchal e em 1890 pelo círculo de Lisboa, distinguindo-se no parlamento pela pertinência das suas intervenções e decisões. Foi um dos autores do programa do Partido Republicano Português, apresentado em 1891. Após a implantação da República foi nomeado para o cargo de reitor da Universidade de Coimbra e pouco tempo depois para o de Procurador-Geral da República.

Eleito Presidente da República Portuguesa em 2 de Agosto de 1911, exerceu o mandato num período conturbado da vida nacional e internacional. Renunciou ao mesmo em 26 de Maio de 1915, abandonando definitivamente a vida política.

Manuel de Arriaga, foi escritor e poeta, sendo nas suas obras evidente, as suas raízes insulares, as suas preocupações e os ideais pelos quais sempre lutou.

Faleceu em Lisboa a 5 de Março de 1917 e está sepultado no Panteão Nacional.

Veja em “o que visitar?” Museus , Manuel de Arriaga